Seja bem-vindo
Boston,21/11/2024

  • A +
  • A -

IDIOMA

Portugues Espanhol Frances English

O Modelo de Inovação de Dubai pode ser adaptado ao Brasil

Por: Manuel Mendes


O Modelo de Inovação de Dubai pode ser adaptado ao Brasil

Um dos elementos-chave para o sucesso de Dubai foi a colaboração entre o Programa de Excelência do Governo de Dubai (DGEP) e o Global Innovation Management Institute (GIMI), o que levou ao desenvolvimento de um modelo (framework) para melhorar sua estratégia de inovação e capacidades de gerenciamento. A implementação deste framework foi liderada pelo Centro de Inovação, Excelência e Liderança (IXL Center) e seu parceiro local, Sia Partners. 

De acordo com Manuel Mendes, brasileiro associado do IXL, entre os departamentos-chave que aderiram a este framework incluem a Polícia de Dubai e a Secretaria Geral do Conselho Executivo. “O framework aumentou a prestação de serviços, melhorou a eficiência e aumentou o envolvimento dos funcionários em iniciativas inovadoras, ajudando o governo a cumprir seu objetivo de desenvolver Dubai na ‘cidade do futuro agora’”, afirma Manuel. 

Aqui estão as cinco principais vantagens da adoção do framework: 

1. Abordagem estruturada à inovação: ao implementar este framework, o governo de Dubai criou processos de inovação uniformes e repetíveis que podem ser escalados em todos os departamentos. 

2. Serviços públicos melhorados: o framework ajuda a identificar ineficiências e oportunidades de melhoria, resultando em serviços mais responsivos e centrados no usuário. 

3. Crescimento econômico e diversificação: Dubai há muito tempo procurou diversificar sua economia para além do petróleo. O framework reconhece oportunidades em novas áreas, como tecnologia, finanças e turismo. 

4. Competitividade internacional: Ao implementar um padrão global para a gestão da inovação, Dubai reforçou sua posição na cena mundial como uma cidade orientada para o futuro e inventiva. 

5. Construção de capacidades: O framework enfatiza a construção de novas competências, além de alinhamento, engajamento, compromisso e colaboração entre setores. 

“Com base no desenvolvimento de competências e na aplicação do framework para posicionar o governo de Dubai como líder mundial, queremos trazer essas melhores práticas para as cidades e estados brasileiros que procuram o desenvolvimento através da inovação,” destaca Manuel Mendes, que também é co-fundador do Boston Innovation Gateway (BIG). 

“Acreditamos que a inovação governamental é a base de todo desenvolvimento e um motor para a criação do futuro.” Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice-presidente dos Emirados Árabes e primeiro-ministro e governante de Dubai.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.