O Programa de Excelência do Governo de Dubai (DGEP) fundou o Conselho Global de Organizações Inovadoras (GCIO). Isso ocorreu como resultado de sua maturidade na área de inovação do governo e com o propósito de qualificar geradores de mudanças em todo o mundo para desenvolver sistemas de inovações de alto desempenho nos governos locais, responsivos às mudanças nas questões e necessidades da sociedade
O Global Innovation Management Institute (GIMI), cofundador do GCIO, entende que há um potencial inexplorado em ecossistemas globais de inovação, onde várias empresas públicas e comerciais têm histórias de sucesso altamente relevantes para compartilhar. Em uma era disruptiva e de crescente demanda de cidadãos e clientes, a criatividade isolada não é mais uma opção.
O Conselho já atraiu vários líderes da tripla hélice dos quatro cantos do mundo para juntarem os esforços. Alguns exemplos são: a Verizon Telecom nos Estados Unidos (negócios), a LaSalle Technova na Espanha (academia) e a Agência de Desenvolvimento Econômico da Cidade de Bogotá na Colômbia (governo).
A organização promove a inovação globalmente, definindo e bancando atingir seus principais objetivos:
• Partilhar as melhores práticas globais. Líderes de inovação compartilham as melhores práticas para inspirar a colaboração que impulsiona o sucesso em suas comunidades locais de maneiras distintas.
• Liderança inovadora. Informações e dados globais irão impulsionar pesquisas de ponta em temas emergentes enfrentados pela sociedade, e trazer soluções para equacionar tais desafios.
• Ranqueamento da inovação. O Conselho promove a excelência urbana identificando elementos que levam a um índice global que define as cidades mais criativas do mundo.
“O DGEP desempenha um papel significativo nessa iniciativa, apoiando os inovadores e fomentando uma cultura de inovação nos níveis local e global, bem como contribuindo para a difusão de todas as realizações e inovações no governo de Dubai para todo o mundo”, afirma Dr. Hazza Al Neaimi, Coordenador Geral do Programa de Excelência do Governo de Dubai.
Já Hitendra Patel, membro do GCIO e cofundador do GIMI, enfatiza: “Este Conselho nos permite partilhar as melhores práticas e trocar ideias entre universidades, governos e empresas de diferentes geografias. Tanto o intercâmbio dessas ideias como o ecossistema que estamos construindo, nos ajudarão a preencher lacunas e democratizar a inovação em todos os lugares, melhorando a qualidade de vida de cada ser humano neste planeta.”
COMENTÁRIOS