Seja bem-vindo
Boston,21/11/2024

  • A +
  • A -

IDIOMA

Portugues Espanhol Frances English

Agro e Gestão Pública


Agro e Gestão Pública Jerônimo Rodrigues, Governador da Bahia

A atividade produtiva necessita de um ambiente de negócios favorável, no seu sentido mais amplo, para prosperar. Assim, a política possui papel de grande relevo na construção desse ambiente, e o Agro é um dos setores onde isso fica mais evidente. Agrônomo de formação e gestor público experiente, o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, conhece bem a interseção política-agro. 

É sabido que o sistema federativo brasileiro impõe restrições para os entes federados. Mesmo assim, cada estado atua para implementar políticas públicas específicas, buscando se tornar uma “ilha de referência”. No caso da Bahia, o Governador destaca a segurança jurídica, uma política de incentivo fiscal atrativa, e o estado como “protagonista na construção da economia sustentável”. O Governador ainda afirma: “Temos excelentes condições de cultivo (água-clima-solos). O estado lidera de forma ininterrupta a média de produtividade de soja desde 2020/21 (Conab). A qualidade do algodão baiano é referência no Brasil e no mundo. No café, referência em qualidade e destaque em prêmios internacionais, com produção crescente de café orgânico e cafés finos… Na fruticultura, o estado representa uma boa alternativa de negócios com diversas oportunidades de investimentos.” 

Maior estado do Nordeste, a Bahia promove a transição geográfica entre essa região e o Sudeste. Mesmo assim, o Governador salienta que o estado é uma região com característica que não se assemelha a nenhuma outra do Brasil. E complementa: “Em termos quantitativos mais precisos, a Bahia é o estado mais plural da Federação quando se trata de biomas, possuindo áreas com Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.” Dados do governo do estado indicam que, das mais de 25 alternativas de cultivo em solo baiano, 80% delas se destacam no ranking nacional. Na pecuária, com rebanho estimado em 13 milhões de cabeças, desde 1968 os produtores têm vacinado seu gado, mantendo nos últimos 20 anos índices vacinais acima dos 90% exigidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. 

Enviando sua acolhida para o investidor de fora do Brasil, o Governador garante: “Temos altos índices de produtividade nas áreas irrigadas, com estrutura de pós-colheita; certificações de conformidade adotadas pelos mercados mundiais; oportunidade para agroindustrialização da sua matriz agrícola, recursos hídricos para irrigação; polos de produção já consolidados e estruturados para exportação; e obtemos êxito no atendimento das normas de qualidade requeridas pelo mercado externo, especialmente dos Estados Unidos, União Europeia e Mercosul. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.