Um olhar sobre o Agro no Norte e Nordeste
É sabido que existem vários “Brasis” no Brasil, e a mesma lógica se aplica para o Agro. No Norte e Nordeste brasileiro está presente um Agro que, apesar dos desafios estruturais, tem contribuído muito para a expansão do Agro brasileiro.
Os estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco se destacam desde o Brasil-Colônia na produção de açúcar e mais recentemente o etanol. A fruticultura é outra vocação do Nordeste, destacando a produção de manga, melão, uva e banana para o mercado interno e principalmente exportação. Além desses, evidencia-se o setor de proteína animal, com destaque para carcinicultura, no qual o Rio Grande do Norte já é líder nacional; e na pecuária de corte os estados do Pará e Rondônia se sobressaem.
A região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) vem se consolidando como um grande polo produtor de soja, milho e algodão com um notável potencial de crescimento. A expansão da área cultivável na região tem sido acompanhada de melhorias significativas em produtividade e práticas sustentáveis. Destaca-se também a rica biodiversidade em produtos nativos, como açaí, castanha-do-pará e cupuaçu, assim como a adoção de técnicas de manejo eficientes e sistemas integrados de lavoura-pecuária-floresta, atendendo à demanda doméstica e internacional.
Nesse contexto, ao longo de cinco gerações o Grupo Telles cultiva não só a terra, mas também uma cultura onde a família e os negócios coexistem com papéis bem definidos, permitindo a profissionalização e a perpetuação do negócio. O Grupo atua na produção de leite, grãos, defensivos agrícolas naturais, e no setor sucroenergético (cana-de-açúcar e etanol). Na pecuária de corte especializada, o Grupo pratica o ciclo completo de cria, recria e engorda, sendo a maior parte do rebanho Nelore, completado com híbridos resultantes de cruzamento com Angus, Senepol e Caracu. A sinergia entre agricultura e pecuária de escala fica evidente, e nessa integração lavoura pecuária prevalece o cultivo de soja e milho.
Enquanto o Grupo Telles atua em diversos setores por meio de sete empresas, os irmãos Gisela e Paulo Telles lideram a vertente do Agro. Ambos foram indagados sobre suas ações cotidianas para o aumento da produtividade e da competitividade no Grupo, o que é também um desafio nacional em todos os setores, tanto empresariais quanto público.
“O Grupo tem um planejamento estratégico e operacional rigoroso, com metas claras para os próximos cinco anos, que é anualmente revisada e aprovada pelo Conselho de Administração. A inovação é um componente crítico em nossa abordagem, buscando sempre melhorar nossos processos e produtos, para entrega de melhores resultados. Além disso, a gestão de talentos é fundamental”, disse Gisela Telles.
Paulo Telles enfatiza o zelo com as pessoas: “Cuido e promovo o envolvimento, comprometimento e motivação de todos os membros da equipe. Uma equipe com apetite pelo aprendizado contínuo e a disseminação de conhecimentos para todos. Desenvolvemos mecanismos robustos e ágeis para o acompanhamento dos indicadores e metas de desempenho e gestão das equipes, produtos e processos.”
Gisela e Paulo salientam que o Agro tem sido a força motriz da economia brasileira, oferecendo oportunidades significativas de desenvolvimento socioeconômico, empregabilidade e segurança alimentar. Além disso, com mais investimento em tecnologia, sustentabilidade e educação rural, o setor pode colaborar de modo mais amplo: elevando a qualidade de vida dos brasileiros, reduzindo as desigualdades, diminuindo a violência nos grandes centros urbanos, e promovendo um crescimento inclusivo e sustentável para as famílias brasileiras.
Paulo e Gisela Telles
COMENTÁRIOS