Lidando com desafios iminentes
Por: Francesc Ribera Grau - Cluster de Energia Eficiente da Catalunha
Devido as alterações climáticas, estamos perante um desafio global que, por sua vez, deixa aparente a necessidade de fazer uma transição para um novo sistema econômico em que a utilização dos recursos seja mais sustentável.
O setor de energia, que é responsável por cerca de 80% das emissões de gases, viu-se confrontado com uma transição para um novo modelo que gira em torno dos “quatro D’s”: descarbonização, descentralização, democratização e digitalização. Trata-se de uma transição que precisa ser feita de forma acelerada, dado que o aquecimento do solo se torna cada vez mais evidente, e os seus efeitos, cada vez mais graves.
Perante este cenário, é imprescindível que a ação seja coordenada entre os diferentes atores econômicos e sociais, para tornar mais eficientes os recursos existentes. Nesse sentido, o diagnóstico é claro: o desafio é grande, portanto, precisamos de ferramentas que possam favorecer a criação de soluções.
É nesse ambiente que os clusters se tornam agentes-chave. Tal como afirma o economista norte-americano Michael Porter, um cluster é “um grupo geograficamente próximo de empresas interconectadas e instituições associadas num domínio concreto, vinculadas por pontos em comum e complementares”. Com o seu potencial de conhecimento, os agrupamentos são indispensáveis para impulsionar estes novos modelos de colaboração e administração compartilhada.
O Cluster de Energia Eficiente da Catalunha (Clúster de l’Energia Eficient de Catalunya - CEEC), é parte do ecossistema cluster na Catalunha e possui grandes conexões em nível nacional espanhol e também internacional. O CEEC é uma entidade que, nos seus mais de 15 anos de trabalho, estabeleceu um quadro de colaboração que abrange mais de 200 organizações provenientes de domínios como o tecnológico, de investigação, institucional, regulamentar, industrial, informativo e de negócio, que visam promover a transição para o almejado novo modelo energético.
Foi a partir desse quadro de colaboração que, nos últimos anos, foram lançados mais de 30 projetos inovadores, organizados mais de uma centena de eventos, assim como a formação apropriada de profissionais. O objetivo é continuar avançando em parcerias que nos permitam multiplicar as conexões na rede mundial e europeia de players do setor energético, promovendo a recíproca transferência de conhecimento e permitindo que as empresas e instituições alcancem os objetivos de eficiência energética e sustentabilidade que o atual cenário mundial requer.
COMENTÁRIOS