Seja bem-vindo
Boston,21/11/2024

  • A +
  • A -

IDIOMA

Portugues Espanhol Frances English

Lidando com desafios iminentes

Por: Francesc Ribera Grau - Cluster de Energia Eficiente da Catalunha


Lidando com desafios iminentes Evento realizado pelo CEEC no Jalpí Castle reuniu centenas de profissionais do setor de energia

Devido as alterações climáticas, estamos perante um desafio global que, por sua vez, deixa aparente a necessidade de fazer uma transição para um novo sistema econômico em que a utilização dos recursos seja mais sustentável. 

O setor de energia, que é responsável por cerca de 80% das emissões de gases, viu-se confrontado com uma transição para um novo modelo que gira em torno dos “quatro D’s”: descarbonização, descentralização, democratização e digitalização. Trata-se de uma transição que precisa ser feita de forma acelerada, dado que o aquecimento do solo se torna cada vez mais evidente, e os seus efeitos, cada vez mais graves. 

Perante este cenário, é imprescindível que a ação seja coordenada entre os diferentes atores econômicos e sociais, para tornar mais eficientes os recursos existentes. Nesse sentido, o diagnóstico é claro: o desafio é grande, portanto, precisamos de ferramentas que possam favorecer a criação de soluções. 

É nesse ambiente que os clusters se tornam agentes-chave. Tal como afirma o economista norte-americano Michael Porter, um cluster é “um grupo geograficamente próximo de empresas interconectadas e instituições associadas num domínio concreto, vinculadas por pontos em comum e complementares”. Com o seu potencial de conhecimento, os agrupamentos são indispensáveis para impulsionar estes novos modelos de colaboração e administração compartilhada. 

O Cluster de Energia Eficiente da Catalunha (Clúster de l’Energia Eficient de Catalunya - CEEC), é parte do ecossistema cluster na Catalunha e possui grandes conexões em nível nacional espanhol e também internacional. O CEEC é uma entidade que, nos seus mais de 15 anos de trabalho, estabeleceu um quadro de colaboração que abrange mais de 200 organizações provenientes de domínios como o tecnológico, de investigação, institucional, regulamentar, industrial, informativo e de negócio, que visam promover a transição para o almejado novo modelo energético. 

Foi a partir desse quadro de colaboração que, nos últimos anos, foram lançados mais de 30 projetos inovadores, organizados mais de uma centena de eventos, assim como a formação apropriada de profissionais. O objetivo é continuar avançando em parcerias que nos permitam multiplicar as conexões na rede mundial e europeia de players do setor energético, promovendo a recíproca transferência de conhecimento e permitindo que as empresas e instituições alcancem os objetivos de eficiência energética e sustentabilidade que o atual cenário mundial requer. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.