O historiador israelense Yuval Noah Harari, autor de obras que colheram grande sucesso, especialmente “Sapiens: de animais a deuses”, tem abordado com assiduidade o tema da colaboração entre humanos e a reconhece como uma força-chave na história e evolução da nossa espécie. Embora Harari não tenha explorado especificamente a colaboração entre empresas em seu trabalho, metaforicamente podemos empregar algumas de suas ideias gerais sobre a cooperação humana e aplicá-las ao mundo empresarial. Em busca de uma vantagem competitiva, as empresas muitas vezes se concentram em melhorar seus processos internos, desenvolver produtos inovadores ou se diferenciarem através de estratégias de marketing eficazes, em uma luta constante com seus concorrentes. No entanto, face a uma visão individualista e de confronto entre organizações, existe outra abordagem menos convencional e conhecida, mas cada vez mais relevante e necessária: a colaboração entre empresas concorrentes.
Nesse sentido, as Centrais de Compras e Serviços (CCS) emergem como um paradigma exemplar de colaboração entre empresas que, em outro contexto, poderiam ser consideradas concorrentes. Esta abordagem redefine as dinâmicas tradicionais de concorrência, oferecendo um modelo colaborativo que impulsiona a eficiência, a competitividade e o crescimento coletivo. À priori, pode parecer contraditório que empresas concorrentes no mercado se associem, mas esta sinergia vai além da mera cooperação. Ao centralizar as atividades e desenvolver serviços em conjunto, as empresas associadas obtêm economia que seriam individualmente inatingíveis.
A Associação Nacional de Centrais de Compras e Serviços (ANCECO) é a entidade que representa e defende o modelo organizativo e de negócio das CCSs na Espanha. Fundada como uma associação sem fins lucrativos em 1998, a ANCECO se torna uma referência no âmbito das CCSs no país. Atualmente, conta com 49 sócios que representam 123 CCSs, que abrangem 21.000 empresas de 22 setores de atividade.
A singularidade da associação reside em ser a única entidade que representa e promove o modelo das CCSs na Espanha. Somos pioneiros nessa iniciativa, comprometendo-nos a ser a voz líder e o apoio fundamental para todas as pequenas e médias empresas (PME) associadas que participam no comércio organizado do nosso país. Contribuir positivamente para a sociedade é compromisso da ANCECO, e fortalecer a economia local e a promoção de um comércio justo e sustentável são pilares fundamentais do nosso propósito.
COMENTÁRIOS