NYSE: A bolsa de valores mundial
A Bolsa de Valores de Nova Iorque, New York Stock Exchange (NYSE), é a principal bolsa de valores do planeta. Ela é a maior expressão da pujança da economia americana, número 1 do mundo, com seus USD 25.463 trilhões de PIB em 2023, correspondendo a mais de um quarto do PIB global, de acordo com o Banco Mundial. Por causa de sua relevância histórica, por listar muitas das maiores empresas do mundo e pela soma do valor de mercado dessas corporações, a NYSE é considerada o “termômetro do mercado financeiro global” e seu desempenho reflete nas demais bolsas mundo afora.
Localizada desde 1903 no distrito de Manhattan, na famosa Wall Street, a NYSE foi fundada em 1792, quando 24 corretores e comerciantes locais se reuniram e assinaram o Contrato de Buttonwood. O documento estabeleceu os fundamentos que seriam utilizados nas negociações da New York Stock & Exchange Board, e tinha como objetivo garantir a estabilidade e a confiabilidade das transações financeiras.
Durante várias décadas, as negociações na Bolsa aumentaram de forma acelerada, até que, no dia 25 de outubro de 1929, a NYSE despencou. Essa data ficou conhecida como a “Quinta-Feira Negra”, e marcou o início da Grande Depressão dos anos 30. O episódio gerou não apenas a mais devastadora crise econômica da história dos EUA, mas também provocou efeitos econômicos, políticos e históricos mundo afora, tendo colaborado inclusive para a ascensão nazista na Alemanha.
Atualmente, a NYSE possui quase 2.500 empresas listadas, dentre elas gigantes como Coca-Cola, Disney, Walmart, Johnson & Johnson e Berkshire Hathaway. As listadas todas juntas resultam em um valor de mercado de USD 37 trilhões (julho/2024 – NYSE). O Brasil possui 32 empresas listadas na NYSE, dentre as quais VALE e Petrobras são os destaques. Outro aspecto importante a se ressaltar é que a NYSE é responsável por dois dos índices mais importantes do mercado financeiro mundial: o Dow Jones Industrial Average (DJIA) e o S&P 500, que refletem o desempenho de mais de 500 empresas que estão entre as mais valiosas do mundo.
Ao longo de sua história, a NYSE demonstrou resiliência e capacidade de adaptação, mantendo-se como um epicentro para investidores e empresas de todo o planeta. É indiscutível que a NYSE continua a moldar significativa parcela do panorama econômico mundial, refletindo a volatilidade, a estabilidade e as perspectivas de futuro dos mercados e da economia globais.
COMENTÁRIOS