Networking na “Big Apple”
Com uma população de mais de 7,9 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) de USD 1,7 trilhão, a cidade de Nova Iorque (NYC) recebe um grande número de indivíduos de todo o mundo todos os dias, à procura de oportunidades na “Grande Maçã”, que são enormes. E se as relações são importantes em qualquer lugar, aqui elas fazem toda a diferença.
A alta concorrência desafia conexões eficazes, que, combinadas com estratégias de networking, são essenciais para criar relacionamentos com propósito e sucesso. Em NYC, networking com credibilidade e responsabilidade não é apenas uma vantagem, mas uma necessidade estratégica. As conexões certas podem abrir portas e facilitar o acesso a informações valiosas.
Com mais de 35 anos de experiência em RP no Brasil e nos EUA, vejo como uma abordagem bem estruturada pode transformar-se em resultados tangíveis. Isso significa saber com quem se conectar, como identificar oportunidades no momento certo e ter uma apresentação bem preparada. Aqui estão algumas dicas para usar o networking ao seu favor:
Procurar a pessoa certa: O primeiro passo é identificar uma consultoria com credibilidade e conhecimento em NYC.
Análise de mercado e cliente: O próximo passo é analisar o mercado e as necessidades do cliente para adaptar suas estratégias.
Maximizar as oportunidades: Esteja ciente do momento e da abordagem correta. Nunca desista de um contato.
Participar de eventos: Vá para diferentes lugares e seja visto. Em NYC, a diversidade expande as oportunidades de conexão.
Prepare um discurso: Prepare um plano claro e conciso sobre o que você faz e qual é o próximo passo.
Seja corajoso: Não tenha medo. É preciso coragem para abrir portas na “Grande Maçã”.
Isso dito, as relações institucionais podem ser reforçadas de muitas maneiras. A Brazilian-American Chamber of Commerce, o Consulado Brasileiro, a Fundação Brasil, bem como instituições como a ONU, NYSE e Nasdaq, podem fornecer acesso a uma rede de contatos e informações influentes que ajudam a compreender o ambiente regulamentório e as oportunidades internacionais.
A Academia também merece atenção. As instituições de ensino são fontes de ideias e tendências inovadoras. Além disso, eventos como a Conferência Harvard Brasil, o Pacto Global Brasil e a Conferência do Clima do Brasil também desempenham um papel importante. Para concluir, certamente o bem conhecido WhatsApp é relevante. Grupos como o que eu lidero, “NYTips”, que é um canal de atualização e engajamento com rede local e confiável, também são muito úteis.
COMENTÁRIOS