Seja bem-vindo
Boston,04/12/2024

  • A +
  • A -

IDIOMA

Portugues Espanhol Frances English

Transição energética no setor de transporte pesado

Por José de Moura Jr


Transição energética no setor de transporte pesado José de Moura Júnior é o CEO da VirtuGNL

A VirtuGNL assume a vanguarda de projetos inovadores no Brasil, impulsionando o uso do Gás Natural Liquefeito (GNL) como solução para a descarbonização dos setores de logística e na indústria. Um aspecto central do projeto é a fabricação de caminhões a GNL, com a substituição da frota para reduzir as emissões de CO2 . As parcerias estabelecidas são provas concretas de que a transição para um transporte de baixo carbono é possível e já está em andamento, e a Scania é um exemplo disso. VirtuGNL and Eneva implement a new logistics model for GNL distribution VirtuGNL e Eneva implementam um novo modelo logístico para distribuição do GNL 


Falando em parcerias, a VirtuGNL e a Eneva implementaram novo modelo logístico para distribuição do GNL, ancorado em contratos estratégicos com empresas de grande porte, como a Yara, gigante no setor de fertilizantes. Este acordo inclui a criação de um estoque avançado, permitindo entregas mais ágeis – e menos poluentes – de insumos agrícolas a partir de 2025. Outra parceria é com a Edge, para a construção de um “corredor verde” para transporte de GNL entre o Porto de São Luís (MA) e o Porto de Santos (SP). 


A companhia também está presente na região da Rota do MATOPIBA (MA, TO, PI e BA), importante polo de produção de grãos do Brasil, onde oferece uma solução sustentável para o transporte até o Porto de Itaqui. Nessa primeira  fase, a VirtuGNL implantará duas centrais de descarbonização nos municípios de Presidente Dutra e Balsas, ambas no Maranhão, para atuar como plataforma integrada no escoamento da produção. 


A Agência Nacional do Petróleo (ANP) tem sido uma grande aliada nas iniciativas, ajudando na viabilização por meio da criação de um ambiente regulatório “sandbox”, no qual a VirtuGNL testou tecnologias de abastecimento de GNL provenientes de mercados internacionais. Esses estudos, aliados à regulamentação do “small scale” pela ANP, preparam o terreno para o uso do GNL em frotas pesadas no Brasil. 


Apesar dos avanços, os desafios persistem, sobretudo na infraestrutura de abastecimento e nas políticas de incentivo. A VirtuGNL investe em parcerias com os governos e com a ANP para expandir o uso do GNL no país, consolidando se como referência em transição energética. Esta transformação pode fortalecer a economia nacional ao substituir o diesel importado por GNL doméstico, dada a abundante oferta de gás natural, o Brasil se posicionará para liderar a descarbonização do transporte rodoviário pesado por meio de fontes biogênicas.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.